Saiba mais sobre o Colesterol

colesterol

 

O colesterol é um componente importante para o nosso organismo e o seu funcionamento normal. Nosso corpo usa o colesterol para produzir alguns hormônios, tais como testosterona, estrógeno, cortisol e ácidos biliares que ajudam na digestão das gorduras.

 

Por isso, devemos ter uma concentração de colesterol balanceada, procurando ter sempre o HDL (colesterol bom), acima de 50 mg/dL. Estudos comprovam que o consumo de gorduras boas, como castanhas, amendoim e abacate, levam ao aumento desse colesterol HDL e diminuição do colesterol “ruim”, o LDL. Além disso, já é comprovado na ciência que a prática regular de exercícios físicos leva ao aumento do colesterol bom.

 

Alguns fatores de risco do colesterol LDL elevado:
– Obesidade;
– Inatividade física;
– Fumar;
– Diabetes;
– Sexo e Idade (maior risco em mulheres na menopausa);
– Alimentação (rica em gordura saturada, gordura trans e açúcar).

 

Vale lembrar que o colesterol alto pode não provocar sintomas em algumas pessoas, mas fique atento! Em alguns casos, podem surgir sintomas como tontura, dor de cabeça, falta de ar, dor no peito, entre outros.

 

A melhor forma de saber os níveis de colesterol é através do exame de sangue, que requer a abstinência de álcool 72 horas antes da coleta, e sem jejum obrigatório, pois a maior parte do colesterol tem produção endógena, ou seja, pelo próprio corpo, sendo apenas uma pequena parte, irrelevante, de origem alimentar. Aqui no Bioanálises, seu resultado de colesterol sairá no mesmo dia da coleta, disponível no site a partir das 17:30.

 

Att, Dra. Isabelle de Oliveira Fernandes

Farmacêutica Bioquímica – CRF 4036

 

Bioanálises, sinônimo de tradição e confiança.

 

Deixar uma Resposta