bioanalises-logo

DOSAGEM DE VITAMINA D

Você sabia que, mesmo no Nordeste, onde temos alta incidência solar durante o ano inteiro, a maior parte da população é carente em vitamina D? E que um exame de sangue simples, acompanhado de uma análise médica, pode detectar essa carência e fornecer opções de reposição?

A vitamina D é um nutriente que o corpo humano não produz. Ela protege o fluxo sanguíneo e limpa o organismo de toxinas, promovendo uma melhora total do funcionamento do organismo. A falta dessa vitamina causa diversos problemas, aumentando em aproximadamente quatro vezes as chances de quedas, fraturas ósseas, sintomas depressivos, câncer de cólon e problemas cognitivos (de memória e da capacidade de raciocínio).

Alguns fatores de risco associados à deficiência de vitamina D:
– Idade superior a 65 anos;
– Pele negra;
– Exposição à luz solar ineficiente;
– Medicamentos (anticonvulsivantes e corticóides);
– A obesidade (índice de massa corporal superior a 30);
– Falta de atividade física.

Existem pacientes em que o aumento do tempo de exposição solar seja suficiente para repor a vitamina D, enquanto em outros casos será necessária a suplementação. Juntamente com o resultado do exame, o médico decidirá a melhor conduta. Além do Sol (maior fonte de vitamina D), algumas ótimas opções de alimentos ricos deste nutriente são: óleo de peixe, gema de ovo, salmão fresco, sardinha, atum e leite de soja. O tratamento da deficiência consiste em suplementação oral por cerca de oito semanas.

Benefícios da suplementação de Vitamina D:

– Prevenção de problemas futuros de quedas, osteoporose, fraturas e doenças cardiovasculares (infarto, trombose e derrame cerebral);
– Outros benefícios são a melhora da capacidade física (aumento da disposição e do ânimo) e uma menor chance apresentar problemas cognitivos (demência e Mal de Alzheimer) na terceira idade, a prevenção do câncer de cólon e de sintomas depressivos.

A grande maioria das pessoas deficientes em vitamina D apenas irão apresentar sintomas na idade adulta, sobretudo na terceira idade (a partir dos 65 anos). Por isso, tomar cuidado com a falta desse nutriente vital para o nosso organismo é importante desde a juventude.

Um exame simples de sangue detecta os níveis de vitamina D e deve ser realizado antes mesmo que sejam percebidos sinais e sintomas da carência desse nutriente. O tempo jejum pré-exame é de 8 horas para adultos, e para lactentes (bebês que estão na fase de amamentação), o intervalo máximo entre as mamadas. O resultado sai em até 2 dias úteis.

Bioanálises, sinônimo de tradição e confiança.

Parnamirim: (84) 3272-1987 | (84) 2020-1728 | (84) 98840-1983 (WhatsApp)
Natal: (84) 3217-4046
Macaíba: (84) 3271-4253
São José de Mipibu: (84) 3273-2772

contato@bioanalises.com.br

#BioanálisesLab

Avaliação
De 0 a 10, qual a chance de você indicar nossa empresa pra um amigo? (Caso não queira responder, basta clicar fora da caixinha)
Você quer nos deixar alguma dica de melhoria ou elogio?Você quer nos deixar alguma dica de melhoria ou elogio?
Excuse me! You have already passed the vote. If you forgot to supplement your feedback, write to us via feedback.
Powered by computy.ru

Isso vai fechar em 0 segundos